quarta-feira, 26 de março de 2008

Nomes nos convites

Sempre existe uma dúvida quanto a melhor e mais educada forma de escrever os nomes dos convidados no convite. Antes de mais nada, claro, o bom senso prevalece. Cada pessoa conhece os próprios convidados e sabe a intimidade que tem com cada um.
Os convites são sempre para apenas uma pessoa, um casal ou para uma família, nunca para duas famílias, por exemplo, Sr. Fulano de Tal e família (inclui os filhos solteiros que moram com os pais).

Para cada convidado/convite deve-se utilizar um tratamento mais formal ou informal de acordo com a proximidade, por exemplo:
  • AMIGOS MAIS JOVENS E PARENTES PRÓXIMOS SOLTEIROS: pode-se escrever apenas o nome, por exemplo, um casal de namorados:
    - FÁBIO E CARLA, FÁBIO SILVA E CARLA RODRIGUES OU APENAS FÁBIO SILVA E NAMORADA
  • CONHECIDOS DE TRABALHO, CASAIS E PARENTES MENOS PRÓXIMOS:
    - Sr. FÁBIO SILVA E Sra. CARLA SILVA- Sr. FÁBIO SILVA E ESPOSA (caso não saiba o nome e em último caso mesmo)
    - Sr. HENRIQUE DIAS E Sra. ou Sr. HENRIQUE DIAS e Sra. FLÁVIA DIAS
  • FAMÍLIAS INTEIRAS:
    - SR. FÁBIO SILVA E FAMÍLIA (teoricamente inclui todos que residem na casa, como dito anteriormente, para filhos casados que não residem com os pais deve-se enviar convite para o novo casal).

Utilizar Sr. e Sra. como forma de tratamento é opcional e deve ser respeitado de acordo com a intimidade. Prefiro utilizar sempre os nomes dos dois do casal, hoje em dia não é necessário apenas convidar o homem e não citar o nome da mulher, ninguém gosta de se sentir menos importante.
MELHOR SEMPRE É O BOM SENSO!

Nenhum comentário: